SECRETARIA DE AGRICULTURA PRODUZ MUDAS DE NIM








A EBDA Escritório Local de Ponto Novo, Regional de Senhor do Bonfim, através dos seus técnicos José Herculano e Ailton Cesar, estão desenvolvendo em parceria com a Secretária de Agricultura e a prefeitura municipal de Caldeirão Grande, o Programa de difusão do uso e exploração dos derivados do Nim Indiano como meio de sustentabilidade econômica da Agricultura Familiar

Nesta primeira etapa estão sendo produzidas 10.000 mudas de nim para distribuição junto aos agricultores familiares do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, abrangendo 09 municípios e beneficiando 100 famílias de agricultores. Os Agricultores serão identificados, cadastrados e terão suas áreas georeferenciadas, desta forma terão um acompanhamento técnico sistemático e efetivo. O período de distribuição das mudas está previsto para meados de dezembro quando da ocorrência das primeiras chuvas de trovoada.

São dois viveiros que funcionam no bairro novo amanhecer que além dos derivados do nim, conta também com outras mudas de acácia, eucalipto, caju, uva, sansão do mato, jambo e entre outros.

As folhas e sementes do nim podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla largatas, gafanhotos, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes. As plantas de nim quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados a na arborização de ruas e praças.




Por – Diego Santos

Fotos - Jorge Macedo

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?