CRIAÇÃO DO ESTADO DO RIO SÃO FRANCISCO
Mais uma vez, a questão da divisão territorial vira tema de discussão na Bahia, com a possível separação da região oeste para a criação do Estado do Rio São Francisco. O debate reanimou-se depois da aprovação no congresso do plebiscito no Pará, para decidir o desmembramento daquele Estado em tres unidades federativas: um Pará remanescente, ao norte; Carajás, no sudeste; Tapajós, na faixa oeste. A consulta deve ocorrer no mes de dezembro, com direito a campanha nos veículos de comunicação. No caso da Bahia a proposta é de autria do Deputado Federal Oziel Oliveira e, caso aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, será posta em votação nas duas casas legislativas federais. Só então seria agendada a consulta popular que poderia dividir a Bahia.
O Estado do Rio são Francisco teria 35 muicípios, 173 Km2 de área e população de 908.681 habitantes cerca de 6,5% do total da Bahia.
Dentre os argumentos dos defensores da ideia, está a distância da capital, superior a 800 Km, que dificultaria a manutenção da infraestrutura e contribui para um distanciamento cultural entre as regiões.
Fonte: http://adalbertogaviao.blogspot.com
Fonte: http://adalbertogaviao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário