Sisal da Bahia entra em leilão da Conab para ajudar países da África

 
O sisal bruto da safra atual produzido na Bahia está entre os produtos de uma série de leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ajuda humanitária a países da África. Além da Bahia, a produção da Paraíba e do Rio Grande do Norte entrará no leilão de subvenção no próximo dia 30, totalizando 3,8 mil toneladas de sisal.
A Conab prevê a realização de oito leilões envolvendo a produção de vários estados, sendo que o primeiro deve beneficiar a população de Honduras, da Guiné-Bissau, de Madagascar e da República Centro-Africana. O órgão lembra que, no dia dos leilões, os participantes devem estar cadastrados na Bolsa por meio da qual queiram realizar a operação e em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
Os leilões incluem, por exemplo, a venda de arroz em casca a granel e a compra simultânea do produto beneficiado; venda de briquete de casca de arroz sem incidência de ICMS; compra de sacaria de polipropileno e venda de milho em grão e de feijão cores. Estão previstas ainda operações de subvenção de trigo para apoiar a comercialização do cereal produzido nos estados do Sul e Sudeste.
Subvenção – Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 40 municípios do semiárido baiano.
“Em agosto de 2011, uma portaria do governo federal garantiu subvenção econômica, através do Prêmio de Escoamento de Produção (PEP), para a safra 2011/2012 produzida, com a garantia de um preço mínimo de R$1,04 para o quilo de sisal bruto”, lembrou Pinheiro.
O senador destaca ainda que esta ação da Conab contribui para dirimir os graves problemas que a região enfrenta com a seca. “Temos, já decretados, 158 municípios em estado de emergência por conta da estiagem. Um preço mínimo representa um ganho real para o produtor e facilita o escoamento”, diz.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?