Qualificação para alunos do ensino médio

Qualificação profissional   Agronotícias - Da Redação

Sistema FAEG/SENAR lança PRONATEC para o campo, um programa que ensina uma profissão aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual que moram nas áreas rurais.
O Sistema FAEG/SENAR lançou, nessa segunda-feira, 16 de abril, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC para o campo. O objetivo é ensinar de forma gratuita uma profissão aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino que morem nas áreas urbanas e rurais de Goiás. Em Goiás, o PRONATEC para o campo será coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, com expectativa de atender 5,1 mil alunos (15%) dos mais de 33 mil do meio rural cursando ensino médio. A rede do ensino médio de Goiás possui 616 escolas, sendo 588 nas cidades e 28 na zona rural. Atualmente 80% dos jovens em idade escolar chegam ao ensino médio, segundo Censo Escolar de 2007 do MEC.

Com o PRONATEC, o Sistema FAEG/SENAR pretende contribuir para a manutenção dos jovens no campo através de melhores oportunidades de ganhos com a profissão rural, proporcionando uma verdadeira revolução na produção rural e buscando garantir a sucessão familiar do negócio rural.

Segundo o presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner, hoje se tem uma preocupação muito grande em estar trabalhando a preparação e qualificação dos jovens. Ele avalia que essa é uma grande chance para esses jovens do ensino médio, e o PRONATEC vem ao encontro disso. “É uma oportunidade ímpar estar preparando os nossos jovens para que eles possam sair do ensino médio com uma qualificação.”

Para José Mário essa preparação pode contribuir para se evitar o êxodo rural. “Hoje na grande maioria do ensino médio os jovens se preparam para os vestibulares com matérias básicas. A partir do momento que você insere nele um curso de qualificação, sem dúvida pode estar gerando um estímulo, e com isso ele pode retornar a propriedade de seus pais, praticando e levando o conhecimento.”

O Superintendente do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fernando Pereira dos Santos, afirma que os cursos oferecidos serão de curta duração, com carga horária inicial de 160 horas, para alunos com idade acima de 16 anos e para turmas de até 15 alunos. “Os cursos serão oferecidos nas nossas próprias unidades, dividido em duas partes, teoria e prática. Sendo essa última realizada em propriedades rurais.”

O Sistema FAEG/SENAR já disponibilizou 160 instrutores e ofertou 11 diferentes cursos para os estudantes goianos. Os subsecretários regionais de educação e os professores goianos já foram comunicados das vagas e são responsáveis pela organização das turmas de estudantes para a realização das matrículas. As inscrições já tiveram início na secretaria da própria escola, já que os alunos precisam estar matriculados no ensino médio para participarem do PRONATEC no campo. Os cursos estão disponíveis para 179 municípios goianos contabilizando 343 ações com turmas diferentes.
  Fonte: Via e-mail: EaD/SENAR/CNA

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?