Empreendedor de Irecê amplia negócio em três anos

Depois da formalização, Luis Diego diz que conta com o apoio do Sebrae para crescer ainda mais
Nara Zaneli
Divulgação
Luis Diego, empreendedor de Irecê, possui uma extensa carteira de clientes, graças aos benefícios da formalização
 
 Luis Diego é um jovem empreendedor que, desde os 15 anos, comercializa acessórios, bijuteria e confecção no mercado central da cidade de Irecê, há 490 km de Salvador. No início, era apenas um box na parte externa do mercadão. Hoje, 24 anos, ele triplicou a quantidade de boxes e está na parte interna, onde recebe clientes de mais de 20 cidades da microrregião de Irecê.

Antes não era assim. Diego trabalhava na informalidade, e, por isso, não conseguia empréstimo no banco, nem conhecia profundamente o seu negócio. Investia o capital inteiro em um só produto e não conseguia atingir os resultados almejados. Há três anos, ele se tornou Empreendedor Individual e, com isso, conseguiu triplicar seu faturamento. Aumentou as vendas em quase 60%.


Depois de formalizado, Diego se sente seguro, pois pode usufruir de muitos benefícios , entre eles o acesso à Previdência Social. Hoje, ele tem um CNPJ consegue com mais facilidade ter acesso a linhas de crédito nos bancos. Assim, o empresário viabiliza as compras das mercadorias, e pode vender em grandes quantidades para prefeituras, pois pode emitir nota fiscal.


Os cursos e oficinas oferecidos pelo Sebrae também foram muito importantes na capacitação e no crescimento do jovem empresário. Diego aprendeu a controlar o estoque e a planejar as compras. Dessa forma, conseguiu organizar seu negócio através de ações simples, mas que ele não colocava em prática. “Hoje, eu tenho um livro caixa e sei quanto eu obtenho de lucro por mês, coisa que antes eu não sabia. Tenho segurança para investir na loja e meu objetivo aumentar ainda mais o meu faturamento e migrar para a condição de microempresa. Estou lutando para isso e, com o apoio do Sebrae, em breve vou conseguir “, enfatiza Diego.


Para se tornar um Empreendedor Individual, é preciso ir apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Além desses documentos, é preciso o número do recibo do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF. Caso não tenha, será solicitado o número do título de eleitor.


O coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Irecê, Paulo Andrade, reforça que a formalização garante benefícios importantes. “No caso do Empreendedor Individual, as vantagens são muitas, como agilidade no processo de formalização e isenção de tributos federais. O profissional terá direito a aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, pode vender para outras empresas e para o governo, abrir conta bancária de pessoa jurídica, conseguir empréstimos com juros diferenciados e garantir sua cidadania empresarial”, aponta Paulo.


O mutirão do Sebrae prossegue em todo o Estado, reforçando o processo de formalização, por meio de seus 31 Pontos de Atendimento, até o final de julho. Nesse período, além da orientação para os trabalhadores que ainda não são formalizados, a instituição oferece capacitação, através das Oficinas SEI (Sebrae Empreendedor Individual) e Oficinas de Crédito.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?