Fábrica usa técnicas aprendidas em curso do SENAR

SENAR MINAS - Keuly Vianney 
Pessoas experimentam doces da fábrica Dvino durante a inauguração em dezembro de 2010
Uma família de agricultores de Divinópolis comemora a produção de mais de 7 mil quilos de doces/mês fabricados ainda de forma artesanal na fábrica inaugurada há um ano. A empresa Dvino mantém até hoje técnicas aprendidas no curso de Derivados do Leite do SENAR MINAS, realizado em 2008 pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis no município.

Do final de 2010 para cá, a fábrica diversificou os produtos e conquistou o mercado local. No início, eram fabricados 600 kg mensais de doces.

O treinamento do SENAR incentivou na família a transformação da pequena produção caseira em larga escala, mas com o diferencial artesanal. “O SENAR foi nosso grande incentivador, pois nos impulsionou para inaugurar a fábrica. O SENAR é um órgão importante para quem quer crescer no agronegócio. O instrutor Marcos Aurélio Freire nos orientou na época e nos ensinou muita coisa no curso. A partir daí, passamos a focar a produção de doces como negócio”, disse um dos proprietários e administrador da fábrica, Edinei Ribeiro de Mendonça.

Eles se orgulha em falar que a fábrica produz doces 100% caseiros. Tanto que a validade do produto é de apenas 12 dias. Lá, são fabricados doce de leite e frutas em pasta e barra, diversificando com coco, morango, maracujá, pêssego, goiaba e outras frutas. Ainda há produção de doce de mamão e pé-de-moleque.

A fábrica também diversificou no atendimento, fornecendo o produto para escolas, rede de restaurantes, presídio, bufês, nutricionistas e venda direta ao consumidor. Da produção semanal, 1.500 kg são direcionados para venda à população em feiras livres e pontos de venda.

“Mantivemos uma linha de produção artesanal e caseira, o que é raridade hoje em dia”, garantiu o empresário. “Para o próximo ano, queremos manter a produção e atender a demanda, caso aumente”, completou.

A empresa também contratou novos funcionários neste ano, totalizando nove empregados. “O SENAR nos ajudou muito e o apoio que tivemos dos órgãos municipais e do sindicato fez com que a gente crescesse”, finalizou Edinei.

O mobilizador de cursos do SENAR em Divinópolis, Henrique Barbosa Costa, disse que a finalidade dos treinamentos é oferecer alternativa de renda para os produtores rurais. “O sindicato ajudou a família na fase de implantação da fábrica. Ficamos satisfeitos com o resultado e o sentimento é de dever cumprido, pois tudo começa na mobillização dos cursos”, afirmou.
Fonte: EaDSENAR
Publicado em: 09/12/2011

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?