Festival do Umbu em Uauá demonstra para o mundo a possibilidade de convivência com o semiárido



segunda-feira - 14/02/2011
Fonte: Blog do Geraldo

O município de Uauá realizou mais uma vez o Festival do Umbu. A terceira edição do evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc), e apoiado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), teve início na sexta-feira, (11) e se encerrou ontem, (13), no Parque de Exposições da cidade. Os visitantes e agricultores familiares puderam conferir de perto as novas tecnologias de manejo, produção do umbuzeiro e as possibilidades da utilização do umbu como mais uma fonte de renda. “Essa região é um orgulho para a Bahia pela determinação deste povo. A ovinocaprinocultura e o umbu são fortes exemplos possíveis para a sustentabilidade no semiárido”, declarou satisfeito o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que representou o Governador Jaques Wagner na abertura oficial do Festival.

Resgatar a cultura regional, valorizar a sociobiodiversidade da caatinga e, sobretudo, divulgar os produtos da agricultura familiar, produzidos por muitos produtores de umbu são alguns dos propósitos motivadores do Festival. As mudas da fruta a serem distribuídas durante os três dias de evento são produzidas na Estação experimental da EBDA, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia, em Pilar. O Festival também se constitutiu na oportunidade de expor outras experiências dos agricultores familiares e agropecuárias da região como, artesanato, artes plásticas e a culinária típica do semiárido a base do umbu e maracujá da caatinga. Salles também enfatizou que o projeto da Coopercuc absorve menos de 0,5% do umbu produzido na região, comprovando todo o potencial de crescimento que esta atividade pode alcançar.

No decorrer do evento os agricultores familiares foram capacitados para a produção do umbu, através dos minicursos de enxertia no umbuzeiro, palestras com foco na produção de mudas de qualidade e manejo cultural da planta, ajuda nos financiamentos junto às instituições financeiras, podas e adubação orgânica. Também serão distribuídas 160 mudas de bananeiras e umbu gigante, além de ações de construções de mais viveiros, unidades de observações, seleção, avaliação e cadastramento de plantas nativas. Para o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro, o 3º Festival do Umbu ofereceu visibilidade aos produtos sertanejos e ao projeto da agricultura familiar como uma estratégia de desenvolvimento regional, sustentável, valorizando a sociobiodiversidade da caatinga. “O evento mostra que a agricultura familiar pode fazer muito pelo desenvolvimento da região, do Estado e do País”, completou.

O vice - prefeito de Uauá, Péricles Cardoso enxergou possibilidades da agricultura familiar, a partir de exemplos sérios, como os 144 cooperados da Coopercuc que se esforçam para produzir, gradativamente, produtos de excelência feitos a base do umbu. Já o presidente Nacional das Cooperativas de Economia Solidária, José Paulo Crisópolis, ao passo em que a missão da presidente Dilma consiste em trabalhar pela erradicação da miséria brasileira, o cooperativismo cria corpo para ser a oportunidade da geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas na região. A Coopercuc exporta para a Áustria e Itália e foi selecionada entre 20 cooperativas para fornecer produtos para a Copa de 2014.
--
YON LEITE FONTES
ARTICULADOR TERRITORIAL
TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU - TIPNI

E-mail: piemontenortedoitapicuru@hotmail.com
Blog:www.tipni.blogspot.com

CONVÊNIO Nº 011/2009 - GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SEPLAN - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DA BAHIA
INGÁ - INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS E CLIMAS
IRPAA - INSTITUTO REGIONAL DE PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA

Tel: (74) 9996-1756
yonleitefontes@gmail.com
___________________________________________________________________________
"De nada valem as idéias sem homens e mulheres que possam pô-las em prática"
http://www.geraldojose.com.br Karl Marx

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?