Monitores do Programa Telecentros.BR participam de encontros presenciais em todo o país

A ação do Governo Federal apoia espaços públicos e comunitários de inclusão digital
Foto: Ana Carolina Sodré e Gabrielle Cunha
7084060545 9a67d59430_bBrasília, 17/04/2012 - A Rede Nacional de Formação, coordenada pela Secretaria de Inclusão Digital (SID) do Ministério das Comunicações, tem realizado por todo país encontros de formação presencial para monitores de telecentros de inclusão digital. Desde 2011, foram 23 encontros do programa Telecentros.BR, reunindo mais de 900 monitores em todas as regiões brasileiras. Os jovens, com idades entre 18 e 26 anos, recebem formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas para alavancar transformações sociais nas comunidades nas quais estão inseridos.


Nos encontros, os monitores aprofundam o conhecimento recebido no curso de formação a distância com aulas práticas de manutenção de computadores, debates, dinâmicas e palestras sobre temas diversos, como o papel da inclusão digital, economia solidária, tecnologia social, organização participativa, cultura digital, oficinas de redes sociais, de projetos comunitários e outros.


A troca de experiência presencial entre os monitores e os agentes de inclusão digital que os acompanham no ambiente virtual de aprendizado possibilita o compartilhamento de soluções e problemas em comum na vivência diária dos telecentros. “Quando se vêem face a face, a relação que eles mantêm permanentemente online ganha muita força. Fica mais claro o fato de existirem experiências importantes em comum e alguns princípios ganham força e profundidade”, comenta o coordenador-geral de formação da SID, Dênis Rodrigues da Silva.


Nos eventos, os monitores se informam sobre a diversidade de projetos que podem melhorar o dia-a-dia em suas comunidades. “A palestras, as oficinas e as conversas durante o encontro me fizeram ter várias ideias para a minha comunidade e o telecentro. Penso em desenvolver um projeto comunitário de coleta seletiva de lixo, isso vai ajudar muito a minha comunidade”, diz Faustina Pereira, de Cavalcante (GO), que participou do II Encontro Presencial do Polo Centro-Oeste, realizado nos dias 13 a 15 de abril, em Luizânia (GO), onde estiveram 120 monitores da região.


O curso de formação desenvolvido na modalidade a distância propõe uma formação em rede, baseada em relações colaborativas. A meta do monitor ao longo do curso é criar um projeto que envolva a comunidade do telecentro onde ele atua. Para isso, recebe aulas e acompanhamento sobre inclusão digital, compartilhamento, comunicação comunitária, uso dos telecentros, cultura digital, história e redes.


Assim, além da capacitação nas TICs, que o auxilia para um futuro profissional, o monitor desenvolve ações de interesse coletivo com trabalhos relacionados ao seu aprendizado, como oficinas de blogs, rádios comunitárias e outros. “Vou aplicar as oficinas e uma pesquisa de campo sobre os problemas de meio ambiente com os nossos professores de ciência e geografia para ajudar no que esta acontecendo em nosso município. Vamos reunir o máximo de pessoas dentro de nossas redes para transmitir o que está acontecendo”, conta o monitor Raimundo Nonato, do município de Capixaba (AC), que propõe oficinas de blogs e jornalismo web para os jovens de sua comunidade.


O Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à espaços públicos e comunitários de inclusão digital com o fornecimento de equipamentos, conexão, bolsas e formação. Desde 2011 tem a coordenação do Ministério das Comunicações. Atualmente, a Rede Nacional de Formação conta com 3.417 monitores bolsistas e não bolsistas e o programa apoia 2.366 espaços em funcionamento. Outros 2.154 estão sendo atendidos com instalação de equipamentos, devendo ser conectados à internet no máximo até setembro. Todos os telecentros apoiados foram selecionados no edital realizado em 2010 pelo programa.


Os monitores dos telecentros podem participar do curso na plataforma de ensino a distância do programa direcionado a não bolsistas, que tem a duração de seis meses. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Rede Nacional de Formação no endereço http://www.telecentros.br.com.
Publicado em 17/04/2012
 

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?