No Combate à Dengue, é preciso unir forças


Por Rede de Mobilização Social (RMS)
Juntos somos mais fortes que a dengue. Por isso, é necessário unir forças no combate e controle do mosquito transmissor da doença. Os cuidados são permanentes. E devem começar dentro de casa. Vamos recordar os mais necessários?
- Limpe as calhas com frequência. Recolha as folhas e galhos e retire a água. E não esqueça também de dar uma olhada na água que acumula na laje, no final do telhado, sempre que chove.
- A caixa d’água, além de limpa precisa estar sempre bem fechada.
- Os pneus velhos devem estar bem guardados, nunca expostos ao ar livre e muito menos com água acumulada.
- Garrafas vazias, depósitos e embalagens não podem ser jogadas ao relento. São a hospedagem ideal para os focos do mosquito transmissor.
- Os sacos de lixo devem estar bem fechados e longe do alcance de animais. Não deixe o lixo aberto, ao ar livre, ou em terrenos baldios.
- Os vasos de plantas devem estar sempre limpos, para evitar a água acumulada.
Mas, se cuidar da casa é muito importante, estar atento ao que acontece na rua e no bairro é fundamental. Fique de olho nos terrenos baldios, na coleta de lixo, proponha mutirões de limpeza e, se desconfiar de algum foco de mosquito, não deixe de avisar ao gestor municipal.   
A prefeitura e a Secretaria de Saúde da sua cidade são parceiros ideais para que você e a sua comunidade saiam vitoriosos no combate à dengue. Receba em sua casa o agente sanitário e sempre converse com os vizinhos, amigos, parentes.

Um comentário:

Jorge disse...

Receba em sua casa o agente sanitário e sempre converse com os vizinhos, amigos, parentes.

Quantas letras você digita em 60 segundos ?