ONU inclui Bolsa Floresta em banco de soluções para o clima


Foto Bruno Kelly de reunião comunitária da Fundação Amazonas Sustentável - FAS
O professor Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável - FAS, em sua página na Comunidade, destacou o reconhecimento das Nações Unidas do Bolsa Floresta que o incluiu em seu banco de ações eficazes na adaptação às mudanças climáticas.
Lançado em final de 2007, o programa beneficia hoje mais de 37 mil pessoas em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, sendo mantido com apoio majoritário do Bradesco. O Bolsa Floresta convida famílias a assinar um documento se comprometendo a não desmatar a floresta amazônica. Opção mais comum para ribeirinhos, que buscam ganhos com a venda de madeira e formação de pasto para gado. Contudo, que se revela a menos rentável e a maior causadora de danos ambientais para o planeta.
Em troca de seu compromisso pelo não desmatamento, as famílias recebem um pagamento e, o mais importante, uma assessoria de longo prazo para se organizar e desenvolver alternativas de renda, com a floresta de pé.
O Programa Bolsa Floresta é o primeiro caso do segmento financeiro genuinamente brasileiro a integrar a lista da ONU e, também, o primeiro programa da Amazônia Brasileira a ser escolhido pelo organismo mundial.
Saiba mais em http://fas-amazonas.org/ ou converse com o professor Virgilio aqui em Banco do Planeta.

Nenhum comentário:

Quantas letras você digita em 60 segundos ?